O objetivo deste artigo é informar sobre os diferentes tipos de cursos / modalidades de formação que existem para quem quer acabar o 12o ano em Lisboa.

Primeiramente iremos indicar cursos para adultos que procuram obter equivalência ao 12o ano em Lisboa e seguidamente falaremos sobre cursos para a população mais jovem.

Cursos para acabar o 12o ano em Lisboa

Modalidades de formação para adultos

Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos)

Os cursos EFA nível 4 de dupla certificação são uma modalidade de formação que permite obter equivalência ao 12º ano e ao mesmo tempo conseguir uma certificação profissional de nível 4 da UE.

Para ver ofertas de cursos efa em Lisboa Clique Aqui.

RVCC

Outra via para acabar o 12o ano em Lisboa é através de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Como o próprio nome indica trata-se de uma via destinada a reconhecer competências que o candidato já possui.

Dado que se supõe que o candidato tenha conhecimentos adquiridos em contexto de trabalho, ou saberes mais informais decorrentes da experiência de vida, os processos de RVCC destinam-se a pessoas com mais de 23 anos. Os candidatos com idades entre os 18 e 23 anos inclusive, só são admitidos se tiverem no mínimo três anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social.

Esta modalidade de formação é disponibilizada pelos Centros Qualifica das Escolas Públicas e Entidades Formadoras Certificadas pelo que deve informar-se junto das Escolas e Entidades Formadoras da região de Lisboa.

Modalidades de formação para jovens

Cursos de Aprendizagem

Os cursos de aprendizagem são dirigidos a jovens com menos de 25 anos que tenham concluído o 9º ano e/ou frequentado o 10º, 11º ou 12º ano (sem conclusão). Normalmente têm uma duração de cerca de 2 anos e meio e incluem estágio.

Para ver ofertas de cursos de aprendizagem em Lisboa Clique Aqui.

Cursos Profissionais

Os cursos profissionais destinam-se a jovens com menos de 20 anos que tenham concluído o ensino básico e pretendam seguir a via do ensino profissional para obter uma certificação profissional e equivalência ao 12º ano.

Para ver a lista de Escolas que ministram cursos profissionais em Lisboa Clique Aqui.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que ajude a que encontre um curso para acabar o 12o ano em Lisboa.


Quer receber Ofertas de Formação exclusivas via Email? Então subscreva gratuitamente colocando o seu nome e email abaixo: