Em Portugal existem inúmeros cursos subsidiados pelo Estado. Com este artigo pretendemos esclarecer as pessoas que procuram por este tipo de cursos, dando a conhecer as formações disponíveis e a quem se destinam.

Quanto aos requisitos de acesso, as condições mais importantes são: a idade, as habilitações literárias e situação face ao emprego.

 

Tipos de cursos subsidiados pelo Estado

Cursos efa – estes são os cursos de educação e formação para adultos, e destinam-se a pessoas com mais de 18 anos. Os cursos efa nivel 2 exigem no mínimo o 6º ano de escolaridade, e os cursos efa nivel 3 o 9º ano de escolaridade. Existem muitos cursos efa que são remunerados.

Cursos cef – estes são os cursos de educação e formação para jovens, e por norma destinam-se a jovens entre os 15 e os 23 anos.

Formações modulares – trata-se de cursos de curta duração, geralmente 25 a 50 horas, para pessoas que desejam adquirir maiores competências em áreas específicas, relacionadas com o trabalho que já fazem ou que pretendem vir a fazer. O nivel 2 exige no mínimo o 6º ano e o nivel 3 o 9º ano.

Cursos de aprendizagem – são cursos de formação profissional inicial, dirigidos a jovens que pretendem concluir o ensino secundário, previligiando a sua inserção no mercado de trabalho. Muitos dos cursos de aprendizagem são subsidiados pelo Estado e conferem direito a bolsa.

Cursos profissionais – são cursos de dupla certificação, sendo que conferem qualificação profissional (nivel 2 ou nivel 3) e equivalência escolar (9º ou 12º ano), conforme o caso. Os alunos têm direito a determinados subsídios como por exemplo alimentação e transporte, no entanto as regalias e apoios variam consoante a Escola.

Estes são os principais tipos de cursos subsidiados pelo Estado disponíveis em Portugal. Agora resta-lhe verificar qual o tipo de curso que melhor se encaixa no seu perfil e pesquisar as próximas datas e locais de realização.

Tenha em conta que as vagas são limitadas e existem prazos para as inscrições, por isso deve tratar da sua candidatura a tempo e horas.

Quer receber a nossa Newsletter Semanal com as ofertas mais recentes de Cursos Gratuitos e Financiados em Portugal? Então subscreva gratuitamente colocando o seu nome e email abaixo: