Cursos subsidiados pelo Estado

Em Portugal existem inúmeros cursos subsidiados pelo Estado.

Com este artigo pretendemos esclarecer as pessoas que procuram por estes cursos subsidiados pelo Estado, dando a conhecer os vários tipos de cursos disponíveis e a quem se destinam.

Quanto aos requisitos de acesso, as condições mais importantes são: a idade, as habilitações literárias e situação face ao emprego.

Tipos de cursos:

Cursos efa – estes são os cursos de educação e formação para adultos, e destinam-se a pessoas com mais de 18 anos. Os cursos efa nivel 2 exigem no mínimo o 6º ano de escolaridade, e os cursos efa nivel 3 o 9º ano de escolaridade. Existem muitos cursos efa que são remunerados.

Cursos cef – estes são os cursos de educação e formação para jovens, e por norma destinam-se a jovens entre os 15 e os 23 anos. Também aqui existem o nivel 2 e o nivel 3, sendo as condições de acesso idênticas às dos cursos efa. A maioria dos cursos cef também dão direito a remuneração.

Formações modulares – trata-se de cursos de curta duração, geralmente 25 a 50 horas, para pessoas que desejam adquirir maiores competências em áreas específicas, relacionadas com o trabalho que já fazem ou que pretendem vir a fazer. O nivel 2 exige no mínimo o 6º ano e o nivel 3 o 9º ano.

Cursos de aprendizagem – são cursos de formação profissional inicial, dirigidos a jovens que pretendem concluir o ensino secundário, previligiando a sua inserção no mercado de trabalho. Muitos dos cursos de aprendizagem são subsidiados pelo Estado e conferem direito a bolsa.

Cursos profissionais – são cursos de dupla certificação, sendo que conferem qualificação profissional (nivel 2 ou nivel 3) e equivalência escolar (9º ou 12º ano), conforme o caso. Os alunos têm direito a determinados subsídios como por exemplo alimentação e transporte, no entanto as regalias e apoios variam consoante a Escola.

Estes são os principais tipos de cursos subsidiados pelo Estado disponíveis em Portugal. Agora resta-lhe verificar qual o tipo de curso que melhor se encaixa no seu perfil e pesquisar as próximas datas e locais de realização.

Tenha em conta que as vagas são limitadas e existem prazos para as inscrições, por isso deve tratar da sua canditatura a tempo e horas.

DICA: Poderá pesquisar por cursos subsidiados aqui no site Cursos de Formação Gratis

Author: Cursos Grátis

Share This Post On

11 Comments

  1. Boas tenho 21anos e estou desempregado , tenho o 9º ano e gostaria de saber se existe cursos de equivalência ao 12º remunerados ? E quais as opções ? Zona de Lisboa ou S. João da Madeira/Oliveira Azeméis/Vale de Cambra

    Post a Reply
  2. Ola tenho 25 anos estou desempregada a 7 meses e não completei o 9ºano gostaria de saber qual e onde posso terminar o 9º ano mas de preferencia subsidiado, devido não ter direito ao subsidio de desemprego……

    Post a Reply
  3. ola tenho 30 anos estou desempregsda não tenho desemprego e gostaria de completar o 9 ano e ter uma formação profissional

    Post a Reply
  4. olá,estou desempregado na área de electri-
    cidade,pois gostaria de arranjar algo mesmo para o estrangeiro

    Post a Reply
  5. Boa noite, eu gostava de saber onde me posso deslocar para me informar mais sobre estes cursos renumerados e se é possível fornecerem me a partir daqui alguma informação inicial.

    Tenho curiosidade nisto porque gostava de ajudar o meu namorado a fazer o 9 ano mas como ele tem mais de 18 anos não sei como faze lo, no entanto, não queria que ele perdesse a oportunidade de receber como se de um trabalho se tratasse.

    Post a Reply
    • Boa tarde Ruth,
      Para o perfil do seu namorado existem os cursos vocacionais. Pode informar-se no Centro de Emprego da sua área ou nas escolas públicas do ensino básico.

      Post a Reply
  6. Boa tarde! Gostaria de saber que cursos há deste género na zona de leira/Santarem! Agradeço resposta rápida

    Post a Reply
  7. Boa tarde..Tenho o 12ºano ,estou desempregada á um ano.Existe algum tipo de formaçao financiada em Gondomar ou Porto?
    Obrigada

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cursos subsidiados Lisboa – Formação modular certificada- Cursos de Formação Grátis - [...] Cursos subsidiados pelo Estado [...]
  2. Curso de aprendizagem remunerado em Gaia – Técnico de Mesa e Bar | Formação Financiada - [...] Cursos subsidiados pelo Estado window.fbAsyncInit = function() { FB.init({appId: "", status: true, cookie: true, xfbml: true}); }; …
  3. Cursos remunerados Matosinhos para jovens com menos de 23 anos- Cursos de Formação Grátis - [...] Cursos subsidiados pelo Estado [...]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>